É no serviço que você realmente entrega sua proposta de valor.
A forma como você modela a jornada do usuário ao utilizar o seu produto ou serviço pode garantir que ele perceba e receba mais valor no dia a dia, fortalecendo sua marca e gerando mais resultados para o seu negócio.
Para isso acontecer é importante entender todos os pontos de contato, número de processos necessários e focar nas necessidades e expectativas do usuário na hora de criar soluções, fazer modelagens e modificações.
Aqui conseguimos melhorar a experiência e facilitar um dos maiores incômodos que as pessoas encontram após ir ao nutricionista – não conseguir seguir a dieta – desenvolvendo uma solução digital de serviço que conecta o nutricionista e o seu guia nutricional no momento que mais importa: na hora das refeições.
O contexto
Hélios Fleury é um consultório de nutrição personalizada de Brasília que utiliza a excelência em conhecimentos de nutrição esportiva, estética e fitoterapia como ferramentas para mudança verdadeira de estilo de vida.
O principal objetivo da marca é motivar as pessoas para que elas se aproximem dos seus sonhos.
O consultório funciona com foco em passar a mensagem: uma vida saudável não precisa ser sinônimo de sofrimento; a motivação é peça chave para os pacientes conseguirem vencer seus limites todos os dias e serem felizes na jornada.
Os desafios
1. Reforçar o posicionamento da marca Hélios Fleury;
2. Apresentar uma nova metodologia de acompanhamento;
3. Construir um ambiente de suporte ao paciente acessível;
4. Diminuir o número de desistências durante o acompanhamento;
O nosso processo
O primeiro passo do design de serviços foi entender que um dos maiores objetivos da inovação seria tangibilizar o valor de marca proposto – motivação para superar limites – com os serviços oferecidos pelo escritório.
No processo colaborativo desenhamos vários tipos de pacotes de acompanhamento adequados para diferentes perfis focados em uma jornada de acompanhamento contínua, mas só isso não seria suficiente para uma motivação no dia a dia.
Validamos que o maior valor percebido pelos clientes é a proximidade e nutricionista no tempo entre as consultas. Nesse intervalo o cliente normalmente tem dificuldade de conseguir estabelecer a nova rotina proposta, entender as especificidades das dietas e se manter motivado. A dieta não estava sempre à mão, o que dificultava a preparação para o dia e favorecia os momentos de dúvida, que se transformavam em motivo para comer alimentos que não estavam prescritos na dieta.
Um outro elemento chave para manter o usuário engajado em um novo estilo de vida é a visualização da sua evolução, momento que acontecia apenas durante as consultas presenciais com o nutricionista.
A partir da análise do usuário e o entendimento das suas reais necessidades, várias soluções foram moldadas, testadas e validadas para que a Helios Fleury fosse além da prescrição da dieta e realmente transmitisse motivação no dia a dia para continuar.
O resultado
Ambiente Digital do Paciente
A solução de serviços que desenhamos foi um ambiente digital que centraliza todas as informações relacionadas ao universo nutricional do paciente.
Para o paciente o serviço entrega mais comodidade e facilidade de acesso à sua dieta, na palma da mão, além de um resgate constante da sua evolução de forma visual – em gráficos e fotos. O cliente o acessa de qualquer lugar, tendo um coach virtual que avisa o que deve comer nos horários das refeições e sabe que o nutricionista o está acompanhando mesmo que não fisicamente.
Para o nutricionista o ambiente digital integrado possibilita a gestão centralizada dos dados de todos os pacientes em um só ambiente com maior facilidade de acesso e preenchimento. Onde o nutricionista gerencia os usuários, cadastra as dietas, todas as informações de evolução de cada cliente e visualiza de maneira global a eficiência da dieta, ganhos e evolução a cada nova consulta.
Desta forma o ambiente digital dos clientes Helios Fleury é uma solução de serviço que facilita a vida do usuário ao se integrar com o processo de atuação do nutricionista, o que permite um serviço de comunicação e transmissão de informações que vai além dos aplicativos de nutrição em que a própria pessoa tem de inserir os dados, o dificulta ainda mais a jornada e motivação.