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Branding para construir um novo patamar de luxo na saúde

Case | Branding

Leitura de 5 · 07 jul, 2020 · por Natália Bernardes

O Centro Clínico Luitá nasce da visão em trazer o luxo e a sofisticação na saúde de forma acessível no Gama, região com poucos serviços de saúde de alta qualidade.


Branding Saúde Espaço Físico

Branding para entender o que move o centro clínico

Na primeira etapa do Branding, é necessário entender a parte mais intangível da organização. Entender qual o seu propósito no mundo, seus valores, diferenciais e personalidade da marca.

Esta etapa define o primeiro direcionamento estratégico que guiará todo o processo de gestão da marca e a construção do produto ou serviço a longo prazo.

Para esse novo conceito de Centro Clínico, ficou muito claro que o luxo era um gerador de felicidade para as pessoas e que isso, podia sim, ser aplicado na saúde. E, principalmente, que podia ser acessível, em um local onde os serviços médicos de qualidade eram tão escassos.

Traduzimos isso então no que chamamos de Plataforma de Marca, o primeiro combinado de marca.

Plataforma de Marca - Branding na Saúde

Com o propósito de ser um espaço que se assemelha a um Oásis na saúde e com os atributos de marca que tornam a experiência fantástica a partir de um atendimento atencioso e resolutivo, o Centro Clínico Luitá foi se concretizando.


Posicionamento para construir um oásis de saúde acessível

Com o objetivo de impulsionar a saúde no Gama, partimos para o posicionamento de marca. O posicionamento é o direcionamento estratégico que direciona o que as marcas devem ou não fazer.

Para defini-lo, fomos na região onde o Centro Clínico se localizaria, conversamos com os moradores sobre as maiores necessidades de saúde do local, fizemos uma pesquisa de mercado, olhando os concorrentes e a disponibilidade dos serviços privados de saúde no local.

Ficou evidente o descontentamento dos moradores com a qualidade dos serviços do Gama e então chegamos a um posicionamento:

Um Centro Clínico Multiespecialista que traz a sofisticação na saúde de forma acessível.

Posicionamento de Marca Luitá


Identidade Visual

Como forma de concretizar todo esse intangível construído até então, a marca precisa trabalhar em sua expressão visual e verbal. Aqui no Centro Clínico, nosso grande objetivo era construir um universo de expressão que reforça um padrão de qualidade pouco visto na medicina. 

Nossa identidade visual buscou consolidar o luxo e o refinamento visual, utilizando uma paleta de cores mais escura com toques de dourados. Para nossas composições gráficas, balanceamos a utilização de fotografias de natureza, nosso espaço físico e pessoas refletindo uma sensação de plenitude.

Identidade Verbal e Serviços

Além disso, estruturamos também a identidade verbal e o tom de voz da marca, trazendo mensagens e uma estrutura verbal refinada e impactante. Sempre reforçando um vocabulário que remete a oásis, refúgio, bem-estar, cuidado além de reforçar toda a comunicação com muitos adjetivos como extraordinário, excepcional, etc.

Para nós, a identidade verbal não impacta só na publicidade e comunicação, mas também no serviço de marca. A marca pode prometer uma experiência inesquecível, porém se ela não entrega essa promessa, os clientes podem se sentir enganador. 

Para construir uma marca forte em todos os pontos de contato, o jeito de falar tem que ser internalizado por todos os colaboradores: desde a recepção até o médico. Fizemos isso construindo a jornada de serviço ideal da marca partir dos princípios de Design de Serviços e criamos materiais e ferramentas para o alinhamento dos colaboradores.


Marketing, Redes Sociais e Relacionamento

Depois do lançamento do Centro Clínico, era necessário entender a mente do consumidor, alcançar mais pessoas e se relacionar com o nosso público. Por isso, começamos a trabalhar na frente de estratégias de marketing e relacionamento. 

No marketing, todos os canais de comunicação da marca, desde redes sociais, site, anúncios e mídias offlines, devem estar consistentes, coerentes com o que foi definido na etapa do Branding.

O marketing offline e o marketing digital serviram para consolidar estratégias de alcance de novas pessoas, criação de reconhecimento de marca (brand awareness) e também estratégias focada na conversão em consulta.

Marketing digital e redes sociais Centro Clínico de SaúdeSite institucional alinhado com o branding do centro clínico de saúde

Impacto do Projeto

1. Alinhamento estratégico dos envolvidos no negócio
2. Expressão verbal e visual consolidada
3. Definição de posicionamento
4. Alinhamento de equipe e serviço
5. Comunicação alinhada para geração de demanda

 


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